9 de janeiro de 2006

Em 2001...

Há poucos dias atrás peguei num velho caderno kom alguns textos meus. A vida tirou-me, há alguns anos, a vontade de escrever, mas este ano decidi desafiá-la e relançar-me nesta arte. Não é k tenha muito jeito, mas às vezes é bom colocar em palavras akilo que nos vai na alma... nem k seja para não nos eskecermos disso tão depressa. Aprendem-se assim melhor as lições da vida. Assim, a partir de hj vou deixar por aki dispersos alguns textos meus, já escritos há algum tempo mas cuja data não sei precisar. Todos esses textos terão como título o ano em que foram escritos, e tentarei coloca-los pela ordem cronológica com que foram escritos. Tudo começa com uma citação de um livro (??).

"Queres saber quem sou? Eu sou a que te olha e espia para te recolher e depois guardar num lugar que é só meu. Eu sou a que mergulha as mãos na tua vida para sentir a minha a voltar."

Porquê? Porquê é a pergunta que mais vezes surge no nosso pensamento mas é também a que nos dá menos respostas, que por vezes, nos deixa com ainda mais dúvidas, incertezas, medos. Medo de encarar a realidade, qualquer realidade que se nos apresente. E é devido a este medo que muitos de nós acabam por falhar. É o medo de não prendermos o momento k passa, de ficarmos com ele para sempre k nos leva a evitá-lo. Tememos que as coisas boas que existem não fiquem connosco para sempre. Mas porquê? O mundo é tão inexplicável! Insere um mistério tão grande que baralha qualquer um que nesta questão pense. Mas, será maior o mistério que insere o mundo ou o mistério que nos insere? Cada ser humano é único, infindável na sua própria descoberta. Quando somos crianças somos pessoas seguras de nós mesmas, não tememos o futuro nem o momento que está para chegar. Esta segurança em nós mesmos vai-se perdendo à medida que nos tornamos jovens e é nesta altura da vida que manifestamos o nosso desespero e, consequentemente a nossa insegurança. Não sei se um dia, voltamos a recuperar a segurança em nós mesmos, espero um dia saber, mas é uma questão cuja resposta não tenciono obter por agora. Gostava só de saber porquê. Porque perdemos a segurança em nós próprios.

1 comentário:

Ossam disse...

Porque começamos a perceber as consequências dos nossos actos... A nossa responsabilidade impõe-nos uma racionalidade demasiado grande... E começamos a pensar em tudo e nos porquês... Demasiado. Há que viver a vida e procurar tudo aquilo que nos faz feliz =)