16 de abril de 2006

Páscoa

Para o dia de hoje, sugiro alguns textos, retirados de sites que me pareceram interessantes. É uma forma de se aprender acerca do significado desta data (sim... pk por vezes só pensamos nas amêndoas sem saber o k se enconde por trás!!).

Páscoa no Cristianismo

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até a sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Jesus Cristo é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.

No primeiro concílio de Nicéia, em 325, foi decidido que a Páscoa seria celebrada no mesmo domingo para todas as correntes cristãs, mas é bem provável que nenhum método de cálculo da data tenha sido explicitamente indicado. Assim, a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera: a data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Como, segundo a tradição cristã sustentada no Novo Testamento, Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (shabat). Esta tradição foi modificada posteriormente por algumas igrejas protestantes que retornaram ao costume judeu de guardar o sábado.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A palavra “Páscoa” em várias línguas:

Informação retirada de:

http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa#P.C3.A1scoa_no_Cristianismo

Sem comentários: