7 de agosto de 2006

Conforme prometido....

A história do nosso clube...

O FC Porto é um dos clubes de futebol mais antigos em actividade no nosso país. Foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, um comerciante de vinho do Porto. No entanto, esta modalidade ficou suspensa até 1906, quando José Monteiro da Costa decidiu dar um novo impulso ao clube.

Em 1910 foi criado o primeiro emblema do clube, ocorrendo também um crescimento progressivo do clube, o que obrigou a mudar de instalações desportivas, para o Campo da Constituição, na zona da Praça do Marquês.

O FC Porto venceu o "Campeonato de Portugal" (prova antecessora da Taça de Portugal) por 4 vezes (22/23, 24/25, 31/32 e 36/37). Pelo meio venceu também um "Campeonato da 1.ª Liga", em 1935. Em 1933 a sede do clube passou para a actual Praça General Humberto Delgado. Nos finais da década de 1930, o FC Porto alcançou o seu primeiro «bi» (duas vitórias consecutivas), nas duas primeiras edições do Campeonato Nacional.

Em 1945, o clube começa a utilizar o Estádio do Lima, propriedade do Académico do Porto. Os anos 40 foram de um domínio avassalador dos clubes de Lisboa, no entanto, houve momentos gloriosos como a vitória sobre o Arsenal FC de Londres, em 1948 por 3-2. Os Ingleses eram então considerados a melhor equipa do mundo. Apesar de ter sido a penas um amigável, sócios e notáveis ofereceram um troféu de dimensões consideráveis ao clube, ainda hoje em destaque no museu do clube.

Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas, inaugurado a 28 de Maio de 1952.

Os títulos nacionais voltam em 1956, com a conquista da primeira «dobradinha» (vitória no Campeonato e na Taça, na mesma época). É também neste ano, que o FC Porto participa pela 1.ª vez nas competições Europeias.

A vitória seguinte na Taça, aconteceu em 76/77. Foi conquistado um novo «bi» (77/78 e 78/79), com uma grande equipa orientada por José Maria Pedroto, afectuosamente tratado como o Zé do Boné.

Em 1981, o FC Porto venceu a sua 1ª Supertaça. Foi nesta época que Pinto da Costa, foi eleito como presidente do clube. Por essa altura, o clube também crescia como instituição, tendo começado a publicar a revista a cores Dragões, de periodicidade mensal e cariz único: era a única revista em Portugal editada por um clube, e uma das poucas existentes na Europa.

Foi em 1987, orientado por Artur Jorge, que o FC Porto venceu a sua primeira competição europeia, tendo derrotado o Bayern Munique, na final da então Taça dos Campeões. Aqui se deu início a um ciclo importante, com a conquista da Taça Intercontinental, e também da Supertaça Europeia.

Em 1997, o FC Porto consegue o seu primeiro «tri» do seu historial. Depois de 2 títulos sob o comando de Bobby Robson, cabe a António Oliveira manter o ritmo vitorioso. Depois do «tri» veio o «tetra». Já sob o comando de Fernando Santos, o FC Porto conquista um quinto título consecutivo.

Os dois anos seguintes, foram marcados por derrotas tangenciais no campeonato. Com os níveis de contestação mais altos que nunca e perante a perspectiva de falhar um lugar que desse acesso à Liga dos Campeões, José Mourinho é recrutado à União de Leiria. Do 5.º lugar, o Porto ainda consegue recuperar para o 3.º que lhe deu acesso à Taça UEFA. Entretanto, em 2001 começou a ser construído um novo estádio, que seria o palco do jogo de abertura do Euro 2004, organizado em Portugal. Já em 2002, o clube inaugurou o seu centro de estágios em Vila Nova de Gaia, considerado por muitos um dos mais modernos da Europa.

Com Mourinho, e uma equipa desenhada por si, após reconquistar o campeonato nacional, o FC Porto venceu a Taça UEFA e a Taça de Portugal. Posteriormente falhou a conquista da Supertaça Europeia, perdendo ante o campeão europeu (AC Milan).

Em Novembro de 2003, o FC Porto inaugurou o seu novo estádio, o Estádio do Dragão.

A época a seguir à conquista da Liga dos Campeões foi desastrosa devido à saída de José Mourinho e de jogadores influentes, a algumas contratações falhadas e uma época com 3 treinadores de estilos diferentes (Luigi Del Neri, Victor Fernandez e José Couceiro), mas no entanto conseguiu terminar a época no 2º lugar e vencer a Supertaça Portuguesa.

Como vencedores da Liga dos Campeões, o FC Porto representou a UEFA na Taça Intercontinental. Frente ao vencedor da Copa Libertadores, foi preciso um desempate nas grandes penalidades (8-7) para conquistar o troféu. A boa campanha europeia do ano de 2004 terminou com a perca da Supertaça Europeia pelo segundo ano consecutivo, frente ao Valência e a chegada aos Oitavos de Final da Liga dos Campeões sendo eliminados pelo Inter de Milão.

O ano de 2006, ficou marcado pelo, natural, domínio interno do FC Porto nas grandes modalidades do desporto nacional, obtendo assim diversos títulos, destacando por razões obvias o futebol. Nesta última época (2005/06), o FC Porto sagrou-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em futebol, obtendo assim a 5ª Dobradinha da história do clube.

Informação obtida do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_Clube_do_Porto

Sem comentários: