22 de fevereiro de 2006

Kefir

Para kem nunca ouviu falar acerca deste produto deixo aki uma breve referência. O kefir, é um produto resultante da fermentação do leite (tal como o iogurte!), no entanto apresenta diferenças significativas.

A origem do kefir remota às montanhas do Caúcaso, onde os seus habitantes bebem kefir em vez de água, desde a nascença. Este produto ajuda a que estes atinjam uma idade de aproximadamente 110 anos.

O kefir apresenta um sabor agridoce e textura semelhante ao iogurte natural. A diferença encontra-se no tipo de bactérias benéficas utilizadas para fermentar o leite. Assim, o kefir consegue colonizar o tracto intestinal com bactérias benéficas tais como, Lactobacillus caucasus, Leuconostoc e espécies de Acetobacter e Streptococcus. Também se pode encontrar no kefir, leveduras benéficas tais como, Saccharomyces kefir e Torula kefir que são capazes eliminar as leveduras patogénicas presentes no organismo.

O kefir é feito a partir de grãos brancos ou amarelados, de consistência gelatinosa, chamados vulgarmente grãos de kefir. Estes grãos têm o aspecto de pequenos bocados de coral ou couve-flor e podem ser do tamanho de um grão de milho ou de uma noz e são capazes de fermentar o leite, incorporando as suas bactérias e leveduras benéficas no produto fermentado. No final os grãos são removidos, através de um coador de rede, e antes do consumo do kefir, é-lhes adicionado mais leite, para nova fermentação.

O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite e os benefícios na dieta alimentar são vários. O kefir contribui para um sistema imunitário saudável e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes. Tem efeito tranquilizador sobre o sistema nervoso e por isso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão e distúrbios do sono. O consumo regular de kefir pode ajudar a aliviar distúrbios intestinais, tais como a prisão de ventre e aumentar os movimentos peristálticos do intestino, reduzindo a flatulência. O efeito de "limpeza" que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.

Para além das bactérias e leveduras benéficas, o kefir contém nutrientes importantes como proteínas de elevado valor biológico, que com os seus aminoácidos essenciais, ajudam o corpo a manter e reparar as suas funções e estrutura. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso. A abundância em cálcio, fósforo e magnésio é outra das características do kefir. O kefir é rico em vitaminas do complexo B e em vitamina K.

Depois de tanta "coisa boa" num só produto, será k alguém me pode dizer onde arranjar estes grãos-mágicos??

1 comentário:

Ossam disse...

Eu gostei principalmente do sabor agridoce =)