"O comboio francês de alta velocidade V150 atingiu hoje às 12:16 (hora portuguesa) a velocidade de 574,8 quilómetros por hora, tornando-se no TGV mais rápido do mundo ao percorrer cerca de 160 metros por segundo.
Bastaram 16 minutos para que V150 atingisse a velocidade de 574,8 quilómetros por hora, ultrapassando as expectativas dos técnicos, que previam que a composição alcançasse os 540 quilómetros por hora.
O novo recorde mundial foi atingido no quilómetro 191 da Linha de Grande Velocidade do Este Europeu, que será inaugurada no próximo dia 10 de Junho.
No interior do comboio, à medida que os monitores indicavam a velocidade, ouviam-se aplausos e o primeiro surgiu apenas sete minutos depois do início da viagem, quando a composição atingiu a velocidade de 300 quilómetros por hora.
Quando foram ultrapassados os 500 quilómetros por hora, os responsáveis da Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF), da Rede Ferroviária de França (RFF) e da Alstom que viajavam no comboio levantaram-se e não mais retiraram os olhos do monitor que indicava a velocidade até ao momento em que foi alcançado o novo recorde de velocidade.
No exterior do comboio, em cima das pontes, muitas pessoas assistiram à passagem do V150, que demorou apenas 30 minutos a percorrer uma distância de 150 quilómetros, enquanto que na estação de Champagne-Ardenne, onde terminou a viagem do V150, cerca de 120 jornalistas assistiram, em directo, à viagem de TGV mais rápida do mundo.
Depois de 14 meses de trabalho, em que estiveram envolvidos mais de 100 engenheiros e técnicos, e de mais de 200 horas de testes, a viagem que marcou o recorde de velocidade do comboio francês ofereceu aos passageiros a "máxima estabilidade, segurança e conforto", conforme disse o presidente da Alstom Transport, Philippe Mellier.
Para o presidente da RFF, Hubert de Mesnil, o recorde de velocidade "testemunha a excelência francesa no mercado da alta velocidade, o que permitirá aumentar a qualidade das linhas, assegurando o conforto e segurança dos passageiros".
Apesar de ter sido concebido especialmente para este recorde, o V150, que é composto por cinco carruagens, apresenta já muitas das componentes que vão entrar no AGV, o novo modelo de TGV produzido pela Alstom, que estará no mercado em 2008.
O comboio V150, que foi produzido na fábrica da Alstom de La Rochelle, é o resultado de uma parceria entre a Alstom, a SNCF e a RFF, em que cada uma das parceiras investiu 30 milhões de euros.
O último recorde de alta velocidade de um TGV tinha sido alcançado a 18 de Maio de 1990, quando o Atlantic nº 325 atingiu a velocidade de 513,3 quilómetros por hora.
A França lidera o mercado mundial de alta velocidade, tendo instalados 1.800 quilómetros de linhas férreas e perto de 200 estações de TGV."
Sem comentários:
Enviar um comentário