Na minha ultima escolha, decidi-me por um livro acabadinho de ser lançado: "Livre!" de Raffaele Masto , que retrata mais uma vez a realidade de uma mulher (com o pseudónimo Feven Abreha Tekle) nascida na Eritreia e que trava uma grande luta para conseguir abandonar o seu país e recomeçar uma nova vida. No entanto a viagem que lhe coube não foi de forma alguma fácil. Da mesma autora de "Eu, Safiya", também um grande livro que já tive o prazer de ler.
"Por medo, abandonou o seu país. Com esperança, arriscou a vida numa viagem dramática. A coragem permitiu-lhe recomeçar.
Barcos pesqueiros decrépitos, velhos navios mercantis ou simples barcos de borracha. Todos os dias chegam às costas da Europa Ocidental embarcações cheias de africanos atraídos pelo sonho do Ocidente. Estes barcos estão carregados de histórias dramáticas, de aspirações tão fortes que levam os seus ocupantes a arriscar a vida em viagens longas, perigosas e muitas vezes fatais. Esta é uma dessas histórias: Feven é uma jovem eritreia que foge do seu país e atravessa o Mediterrâneo numa viagem clandestina com destino a Itália. A sua odisseia dura dois anos, período durante o qual é torturada às mãos de militares, em Assab, e obrigada a fugir pelo deserto; é perseguida pela lei islâmica, no Sudão, escravizada na Líbia, e quase morre de a fome a bordo de uma “carroça marítima” à deriva durante cinco dias no Mediterrâneo. Como pano de fundo, o regime cruel e repressivo em vigor na Eritreia e a proliferação das multinacionais criminosas do tráfico de seres humanos que fogem desesperados da guerra e da miséria. A história de Feven desvenda corajosamente uma verdade oculta: a vida de milhões de imigrantes africanos na Europa. Um relato comovente sobre a coragem e a força do ser humano. "
Sem comentários:
Enviar um comentário